Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Estrada para Damasco

Um blogue sobre comunicação clara de ciência

2000 anos em 6 minutos

10.11.19 | Cristina Nobre Soares

Quando era miúda e tinha todos os porquês do mundo havia um programa ao fim-de-semana à tarde, o qual, através das histórias que o apresentador contava, explicava o porquê de muita coisa, mesmo aquelas que eu ainda não tinha perguntado. O apresentador, com um corte de cabelo à tigela, diziam-me, era cientista. O que eu achava tremendamente estranho, dado que já tinha a ideia feita de que os cientistas eram umas pessoas muito bizarras e distantes, metidas lá no laboratório deles, a descobrir coisas que ninguém percebia. Não eram pessoas que faziam parecer aquelas coisas, imensamente complicadas, tão fáceis que até eu as entendia.

Esse apresentador com o cabelo à tigela era o Carl Sagan e o programa era o “Cosmos”. E desconfio que também tenha contribuído para que eu escolhesse uma área de ciências.

Muitos anos mais tarde, quando dei aulas de Cartografia, passava sempre este vídeo depois de lhes perguntar: E se o perímetro da terra fosse encontrado apenas com uma vareta e um escravo? E nos 6 minutos e 40 segundos de vídeo, que demora esta história, o conhecimento atravessava mais de 2000 anos.