Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Estrada para Damasco

Um blogue sobre comunicação clara de ciência

Ciência Clara na Montis

07.11.19 | Cristina Nobre Soares

 

falar claro2 (1).jpg

 

 

Esta semana, estive na Montis, em Vouzela, a dar uma formação de "Comunicar Ciência Clara". 

Embora as pessoas que estiveram nesta formação não sejam académicos, como trabalham em conservação da Natureza enfrentam bastantes dificuldades ao comunicar conteúdos técnicos desta área. Afinal, nem toda a gente sabe o que é uma retancha, uma sementeira directa ou uma escorrência. Foi um desafio muito engraçado, especialmente por me ter feito regressar "às bases", dado que o meu ramo de especialização é Gestão de Recursos Naturais. 

Realmente, quando falamos em ciência pensamos automaticamente em academia e, embora os meus cursos anteriores tenham sido dirigidos mais a investigadores e docentes universitários, esta formação da Montis lembrou-me mais uma grande verdade: a ciência está em todo o lado. E é exactamente por isso que é tão importante comunicar algo que é de todos para todos. 

Foram 2 dias bem intensos, que passaram a voar com este grupo de gente interessada e motivada. Mas nada como saberem a opinião deles na primeira pessoa, aqui: https://montisacn.blogspot.com/2019/11/falar-claro.html

E os pasteis de Vouzela, deuses, que não há ciência que explique esta maravilha!